Escola
Comunitária Sol da Manhã e Centro Educacional Caridade
Planejamento
– mês de outubro de 2012
Tema:
Brincar é coisa Seria
Justificativa:
“A criança deve ter todas as
possibilidades de entregar-se aos jogos e as atividades recreativas, que devem
ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes
públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito” (Universal
dos Direitos da Criança, 1959) Brincar, portanto é essencial para a saúde
física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de formação do
ser humano. A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos
e brincadeiras antigas, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado
por estas brincadeiras, possibilitando as crianças conhecimento de que brincar
não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos e sim participar da
construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas
brincadeiras desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos:
ü Reviver
e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo a
cultura e as características de cada lugar.
ü Incentivar
a vivencia de valores como cooperação, respeito, justiça, solidariedade,
auto-estima.
ü Estimular
o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções
espaço-temporal;
ü Apresentar
os direitos e deveres do ser humano na
fase de criança.
Desenvolvimento:
1º
semana de 01 a 05 de outubro – somos todos seres vivos.
Durante
a primeira semana de outubro o tema abordado será os animais, suas
características, classificação, habitat, locomoção e utilidade, refletindo
sobre os cuidados com os mesmo realizando um paralelo com a importância de
cuidar da criança.
Sugestão
de musicas: minha velha tinha um pintinho/ não atire o pau no gato/ a
carrocinha/ o sapo não lava o pé/ peixe vivo o sitio do lobato.
Sugestão
de filme: Rio / Formiguinha na natureza / Lucas um estranho no formigueiro / Madagascar/
Era do gelo.
2º semana de 08 a 11 de outubro –
semana da criança
Esta
semana terá uma programação especial
para todas as crianças, com sessão cinema, teatro de fantoche, mine gincana, e
baile.
Sugestão:
pipoca colorida, óculos colorido, dedoche e tartaruga com jujuba.
3º semana de 16 a 19 de outubro –
toda criança tem direito a educação.
Durante
a terceira semana o tema a ser refletido será
o do direito a educação, bem como
os responsáveis por favorecer e garantir este direito a cada criança. Sendo a
escola o espaço educativo, a família como parceira e primeira responsável, o
reconhecimento e envolvimento dos profissionais presentes no espaço escolar e a
promoção do lúdico e recreativo que a escola deve ser para a criança.
Sugestão:
visitas a cada funcionário da escola no
seu espaço de trabalho, confecção de cartão para as professoras, diretora...
Música a escolha que fale do educador da escola e dos profissionais que compõe
a mesma.
4º semana de 22 a 25 de outubro –
toda criança tem direito a saúde.
Durante
a quarta semana será trabalhado com as
crianças o direito que lhes deve ser assegurado da saúde não só do corpo como
também da mente, refletindo a importância da higiene corporal, higiene do ambiente,
o lazer e a pratica de atividades lúdicas para o desenvolvimento saudável.
Sugestão:
utilizar as músicas lava uma mão, banho, falar sobre piolho, escovação e
realização de atividades recreativas.
5º semana de 29 a 31 de outubro – fabrica
de brinquedos.
Durante
esta semana serão confeccionados junto com as crianças brinquedos e
brincadeiras como: peteca, avião,
bilboquê, vai e vem, bonecas de pano... e brincadeiras de: amarelinha, pião,
gude... e depois será realizada uma exposição dos brinquedos construídos.
Avaliação:
A
melhor forma de avaliar se o projeto atingiu o objetivo será através da
observação do envolvimento de todos na promoção e vivencia da ludicidade,
recreação e construção de jogos e brincadeiras.
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