1 de outubro de 2012

Projeto: brincar é coisa seria



Escola Comunitária Sol da Manhã e Centro Educacional Caridade
Planejamento – mês de outubro de 2012
Tema: Brincar é coisa Seria

Justificativa:
“A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e as atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito” (Universal dos Direitos da Criança, 1959) Brincar, portanto é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de formação do ser humano. A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando as crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos:
ü  Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo a cultura e as características de cada lugar.
ü  Incentivar a vivencia de valores como cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima.
ü  Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço-temporal;
ü  Apresentar  os direitos e deveres do ser humano na fase de criança.
Desenvolvimento:
1º semana de 01 a 05 de outubro – somos todos seres vivos.
Durante a primeira semana de outubro o tema abordado será os animais, suas características, classificação, habitat, locomoção e utilidade, refletindo sobre os cuidados com os mesmo realizando um paralelo com a importância de cuidar da  criança.
Sugestão de musicas: minha velha tinha um pintinho/ não atire o pau no gato/ a carrocinha/ o sapo não lava o pé/ peixe vivo o sitio do lobato.
Sugestão de filme: Rio / Formiguinha na natureza / Lucas um estranho no formigueiro / Madagascar/ Era do gelo.
2º semana de 08 a 11 de outubro – semana da criança
Esta semana terá  uma programação especial para todas as crianças, com sessão cinema, teatro de fantoche, mine gincana, e baile.
Sugestão: pipoca colorida, óculos colorido, dedoche e tartaruga com jujuba.
3º semana de 16 a 19 de outubro – toda criança tem direito a educação.
Durante a terceira semana o tema a ser refletido será  o  do direito a educação, bem como os responsáveis por favorecer e garantir este direito a cada criança. Sendo a escola o espaço educativo, a família como parceira e primeira responsável, o reconhecimento e envolvimento dos profissionais presentes no espaço escolar e a promoção do lúdico e recreativo que a escola deve ser para a criança.
Sugestão: visitas a cada funcionário da escola  no seu espaço de trabalho, confecção de cartão para as professoras, diretora... Música a escolha que fale do educador da escola e dos profissionais que compõe a mesma.
4º semana de 22 a 25 de outubro – toda criança tem  direito a saúde.
Durante a quarta semana será trabalhado  com as crianças o direito que lhes deve ser assegurado da saúde não só do corpo como também da mente, refletindo a importância da higiene corporal, higiene do ambiente, o lazer e a pratica de atividades lúdicas para o desenvolvimento saudável.
Sugestão: utilizar as músicas lava uma mão, banho, falar sobre piolho, escovação e realização de atividades recreativas.
5º semana de 29 a 31 de outubro – fabrica de brinquedos.                 
Durante esta semana serão confeccionados junto com as crianças brinquedos e brincadeiras  como: peteca, avião, bilboquê, vai e vem, bonecas de pano... e brincadeiras de: amarelinha, pião, gude... e depois será realizada uma exposição dos brinquedos construídos.
Avaliação:
A melhor forma de avaliar se o projeto atingiu o objetivo será através da observação do envolvimento de todos na promoção e vivencia da ludicidade, recreação e construção de jogos e brincadeiras.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário