Planejamento Pedagógico!
Em nossa missão... "Acolher, Educar e Formar"
Que Deus abençoe a todos que estão conosco nessa missão; que Deus abençoe nossas professoras, funcionários, voluntários, amigos... E tenhamos todos um bom trabalho...
Eis os frutos desse trabalho:
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
MÊS DE MARÇO
CENTRO EDUCACIONAL
CARIDADE E ESCOLA COMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ
TEMA: A LEITURA AO REDOR DO MUNDO:
EDUCAÇÃO, MÚSICA, ALEGRIA E POESIA.
OBJETIVO GERAL: INCENTIVAR A LEITURA DE MUNDO,
VALORIZANDO A APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS VIVENCIADAS NAS
DIVERSIDADES POPULARES COMO MEIO DE INSERÇÃO SOCIAL.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        
ESTIMULAR
O INTERESSE PELA LEITURA A PARTIR DE DIFERENTES TEXTOS; 
·        
DESPERTAR
O GOSTO E CONSTRUIR NOVAS POESIAS;
- TRABALHAR
     AS CORES DO CONTINENTE AFRICANO;
 - TRABALHAR
     DATAS COMEMORATIVAS;
 - PESQUISAR:
     ASPECTOS E DIFERENÇAS CULTURAIS, GEOGRÁFICOS DO CONTINENTE AFRICANO;
 - DESPERTAR
     PARA O CUIDADO COM O PLANETA;
 
·        
ENUMERAR
MEIOS PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA;
·        
(RE)
APRENDER O HINO DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE E DA ESCOLA SOL DA MANHÃ;
·        
IDENTIFICAR
OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES;
·        
(RE)
CONHECER A HISTÓRIA DA SUA ESCOLA;
·        
APRESENTAR
A ARTE CIRCENSE COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO ARTISTICA;
·        
IDENTIFICAR
OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO CIRCO;
·        
PERCEBER
A ESTAÇÃO DO OUTONO;
·        
TRABALHAR
A AUTO-IMAGEM DA CRIANÇA;
·        
IDENTIFICAR
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS;
·        
IDENTIFICAR
ALGUNS PONTOS TURISTICOS DA CIDADE DO SALVADOR E DO CONTINENTE AFRICANO;
·        
PESQUISAR
A HISTÓRIA DA CIDADE DO SALVADOR.
METODOLOGIA:
·        
EXPOSICÃO
DE POESIA, DA CIDADE DE SALVADOR, COM O NOME DA ESCOLA E DO CONTINENTE
AFRICANO;
·        
CONSTRUÇÃO
DE ACRÓSTICO.
·        
MURAL
DE FOTOS DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE, DA ESCOLA SOL DA MANHÃ, DA CIDADE DE
SALVADOR E DO CONTINENTE AFRICANO.
·        
CONSTRUÇÃO
DE CARTAZES ILUSTRATIVOS;
·        
VISITA
A BIBLIOTECA;
·        
APRESENTAÇÃO
COM CORDAS FIXADAS NO CHÃO, FAZENDO DE CONTA QUE É EQUILIBRISTA;
·        
APRESENTAÇÃO
DE POESIAS COM FANTOCHE;
·        
DESFILE
COM ACESSÓRIOS DO CONTINENTE AFRICANO;
·        
ATIVIDADE
DE MALABARISMO: EMPILHAR LATAS OU CAIXAS UMA SOBRE A OUTRA;
·        
CARTAZES
COM FOLHAS, MOSTRANDO A INTERFERENCIA DO OUTONO P\ A NATUREZA;
·        
LANCHE
COM SALADA DE FRUTAS P\ COMEMORAR O OUTONO;
·        
CONSTRUÇÃO
DE PONTOS TURISTICOS;
·        
CAÇA-
PALAVRAS COM OS PONTOS TURISTICOS;
·        
CONFECÇÃO
DE DOBRADURAS;
·        
TRABALHOS
COM PINTURA, RECORTE E COLAGEM;
·        
FILMES
E MÚSICAS (SUGESTÕES: ÁFRICA IOIÔ/SAULO);
·        
DRAMATIZAÇÃO
A PARTIR DOS ASPECTOS TRABALHADOS;
·        
FESTA DE ANIVERSARIO DO CENTRO
EDUCACIONAL CARIDADE E DA ESCOLA SOL DA MANHÃ, COM BOLO CONFEITADO E
REFRIGERANTE.
AVALIAÇÃO:
OBSERVAR
O DESEMPENHO DO/A ALUNO/A INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO QUANTO AO INTERESSE,
ATENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
DATAS
COMEMORATIVAS:
·        
DIA
DA MULHER- 08/03
·        
ANIVERSÁRIO
DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE- 10\03
·        
ANIVERSARIO
DA ESCOLACOMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ - 12\03
·        
DIA
DA POESIA- 14\03
·        
DIA
DO PALHAÇO- 15/03
·        
INICIO
DO OUTONO- 20\03
·        
DIA
DO TEATRO- 21\03
·        
DIA
DA ÁGUA- 22\03
·        
DIA
DO CIRCO- 27\03
·        
ANIVERSÁRIO
DE SALVADOR- 29\03
                          PLANEJAMENTO
PEDAGOGICO
                        MÊS DE ABRIL
CENTRO
EDUCACIONAL CARIDADE E ESCOLA COMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ
TEMA: VIAJANDO NO MUNDO, CONHECENDO CULTURAS.  
OBJETIVO GERAL: SENSIBILIZAR PARA O RESPEITO ENTRE OS POVOS, SUAS CULTURAS,
VIVENCIANDO E DESCOBRINDO ATRAVÉS DOS VÁRIOS TIPOS DE LEITURAS AS RIQUEZAS DO
NOSSO POVO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- PRODUZIR ESCRITA ATRAVÉS DE LITERATURA;
 - ESTUDAR SOBRE O MUNDO E RECONHECER QUE A TERRA É UM PLANETA;
 - (RE) CONHECER E IDENTIFICAR AS ESTAÇÕES DO ANO E SUAS
     CARACTERÍSTICAS;
 - EXERCITAR HABILIDADES ARTÍSTICAS;
 - (RE) CONHECER CONTEXTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DA LEITURA E DA ESCRITA;
 - INTRODUZIR O ESTUDO SOBRE O CONTINENTE EUROPEU ENFOCANDO ASPECTOS
     CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, RELIGIOSOS;
 - EXERCITAR CONHECIMENTOS COMO: IMAGENS DE MAPAS E BANDEIRAS;
 - CONHECER A FORMAÇÃO DO POVO EUROPEU E BRASILEIRO; 
 
·        
CONSTRUIR
UM ÁLBUM DE PLANTAS MEDICINAIS;
·        
CONHECER
E DEGUSTAR PRATOS INDÍGENAS E EUROPEUS;
·        
LER
CONTOS OU LENDAS INDÍGENAS E EUROPEUS;
·        
INTERPRETAR
FÁBULAS;
·        
CONSTRUIR
OBJETOS INDÍGENAS;
·        
CONFECCIONAR
UM ÁLBUM SOBRE EU E MEU MUNDO; (COISAS SOBRE A CRIANÇA);
·        
PROMOVER
MINHA HORA DE CONTOS (A CRIANÇA QUE TRÁS A ESTÓRIA);
·        
CRIAR
ESTÓRIA COMPARTILHADA A PARTIR DE OBJETOS;
·        
ORGANIZAR
UM DICIONÁRIO ILUSTRADO (COMO ALFABETO OU AS VOGAIS);
·        
CONHECER
E COMPARAR A FAUNA E A FLORA DO CONTINENTE EUROPEU E BRASILEIRO;
·        
REPRODUZIR
ALGUMAS BANDEIRAS DO CONTINENTE EUROPEU;
·        
(RE)
CONHECER FORMAS E CORES;
·        
(RE)
CONHECER O DIA DO: 
ü  MERENDEIRA(O)- 03/04
ü  HINO NACIONAL- 13/04
ü  LIVRO INFANTIL / SEXTA-FEIRA SANTA –
18/04
ü  ÍNDIO- 19/04
ü  PÁSCOA- 20/04
ü  TIRADENTES- 21/04
ü  DESCOBRIMENTO DO BRASIL- 22/04
ü  PLANETA TERRA- 22/04
METODOLOGIA:
O PROJETO SERÁ
DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE: CARTAZES, REVISTAS E JORNAIS, RECORTES, COLAGENS,
PINTURAS, JOGOS, BRINCADEIRAS, FOTOS, DRAMATIZAÇÕES, FILMES E MÚSICAS, DANÇAS,
ÁLBUNS ILUSTRATIVOS, CONFECÇÕES DE BANDEIRAS, DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS,
ARTESANATOS.
AVALIAÇÃO:
OBSERVAR O DESEMPENHO DO ALUNO
INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO, QUANTO AO INTERESSE PARTICIPAÇÃO DE TRABALHOS E
ATIVIDADES PROPOSTAS.














Nenhum comentário:
Postar um comentário