11 de março de 2014

Planejamento Pedagógico!


Em nossa missão... "Acolher, Educar e Formar"
Que Deus abençoe a todos que estão conosco nessa missão; que Deus abençoe nossas professoras, funcionários, voluntários, amigos... E tenhamos todos um bom trabalho...















Eis os frutos desse trabalho:

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
MÊS DE MARÇO

CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE E ESCOLA COMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ

TEMA: A LEITURA AO REDOR DO MUNDO: EDUCAÇÃO, MÚSICA, ALEGRIA E POESIA.

OBJETIVO GERAL: INCENTIVAR A LEITURA DE MUNDO, VALORIZANDO A APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS VIVENCIADAS NAS DIVERSIDADES POPULARES COMO MEIO DE INSERÇÃO SOCIAL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         ESTIMULAR O INTERESSE PELA LEITURA A PARTIR DE DIFERENTES TEXTOS;
·         DESPERTAR O GOSTO E CONSTRUIR NOVAS POESIAS;
  • TRABALHAR AS CORES DO CONTINENTE AFRICANO;
  • TRABALHAR DATAS COMEMORATIVAS;
  • PESQUISAR: ASPECTOS E DIFERENÇAS CULTURAIS, GEOGRÁFICOS DO CONTINENTE AFRICANO;
  • DESPERTAR PARA O CUIDADO COM O PLANETA;
·         ENUMERAR MEIOS PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA;
·         (RE) APRENDER O HINO DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE E DA ESCOLA SOL DA MANHÃ;
·         IDENTIFICAR OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES;
·         (RE) CONHECER A HISTÓRIA DA SUA ESCOLA;
·         APRESENTAR A ARTE CIRCENSE COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO ARTISTICA;
·         IDENTIFICAR OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO CIRCO;
·         PERCEBER A ESTAÇÃO DO OUTONO;
·         TRABALHAR A AUTO-IMAGEM DA CRIANÇA;
·         IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS;
·         IDENTIFICAR ALGUNS PONTOS TURISTICOS DA CIDADE DO SALVADOR E DO CONTINENTE AFRICANO;
·         PESQUISAR A HISTÓRIA DA CIDADE DO SALVADOR.

METODOLOGIA:
·         EXPOSICÃO DE POESIA, DA CIDADE DE SALVADOR, COM O NOME DA ESCOLA E DO CONTINENTE AFRICANO;
·         CONSTRUÇÃO DE ACRÓSTICO.
·         MURAL DE FOTOS DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE, DA ESCOLA SOL DA MANHÃ, DA CIDADE DE SALVADOR E DO CONTINENTE AFRICANO.
·         CONSTRUÇÃO DE CARTAZES ILUSTRATIVOS;
·         VISITA A BIBLIOTECA;
·         APRESENTAÇÃO COM CORDAS FIXADAS NO CHÃO, FAZENDO DE CONTA QUE É EQUILIBRISTA;
·         APRESENTAÇÃO DE POESIAS COM FANTOCHE;
·         DESFILE COM ACESSÓRIOS DO CONTINENTE AFRICANO;
·         ATIVIDADE DE MALABARISMO: EMPILHAR LATAS OU CAIXAS UMA SOBRE A OUTRA;
·         CARTAZES COM FOLHAS, MOSTRANDO A INTERFERENCIA DO OUTONO P\ A NATUREZA;
·         LANCHE COM SALADA DE FRUTAS P\ COMEMORAR O OUTONO;
·         CONSTRUÇÃO DE PONTOS TURISTICOS;
·         CAÇA- PALAVRAS COM OS PONTOS TURISTICOS;
·         CONFECÇÃO DE DOBRADURAS;
·         TRABALHOS COM PINTURA, RECORTE E COLAGEM;
·         FILMES E MÚSICAS (SUGESTÕES: ÁFRICA IOIÔ/SAULO);
·         DRAMATIZAÇÃO A PARTIR DOS ASPECTOS TRABALHADOS;
·         FESTA DE ANIVERSARIO DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE E DA ESCOLA SOL DA MANHÃ, COM BOLO CONFEITADO E REFRIGERANTE.

AVALIAÇÃO:
OBSERVAR O DESEMPENHO DO/A ALUNO/A INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO QUANTO AO INTERESSE, ATENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
DATAS COMEMORATIVAS:
·         DIA DA MULHER- 08/03
·         ANIVERSÁRIO DO CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE- 10\03
·         ANIVERSARIO DA ESCOLACOMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ - 12\03
·         DIA DA POESIA- 14\03
·         DIA DO PALHAÇO- 15/03
·         INICIO DO OUTONO- 20\03
·         DIA DO TEATRO- 21\03
·         DIA DA ÁGUA- 22\03
·         DIA DO CIRCO- 27\03
·         ANIVERSÁRIO DE SALVADOR- 29\03


                          PLANEJAMENTO PEDAGOGICO
                        MÊS DE ABRIL

CENTRO EDUCACIONAL CARIDADE E ESCOLA COMUNITÁRIA SOL DA MANHÃ

TEMA: VIAJANDO NO MUNDO, CONHECENDO CULTURAS. 

OBJETIVO GERAL: SENSIBILIZAR PARA O RESPEITO ENTRE OS POVOS, SUAS CULTURAS, VIVENCIANDO E DESCOBRINDO ATRAVÉS DOS VÁRIOS TIPOS DE LEITURAS AS RIQUEZAS DO NOSSO POVO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • PRODUZIR ESCRITA ATRAVÉS DE LITERATURA;
  • ESTUDAR SOBRE O MUNDO E RECONHECER QUE A TERRA É UM PLANETA;
  • (RE) CONHECER E IDENTIFICAR AS ESTAÇÕES DO ANO E SUAS CARACTERÍSTICAS;
  • EXERCITAR HABILIDADES ARTÍSTICAS;
  • (RE) CONHECER CONTEXTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DA LEITURA E DA ESCRITA;
  • INTRODUZIR O ESTUDO SOBRE O CONTINENTE EUROPEU ENFOCANDO ASPECTOS CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, RELIGIOSOS;
  • EXERCITAR CONHECIMENTOS COMO: IMAGENS DE MAPAS E BANDEIRAS;
  • CONHECER A FORMAÇÃO DO POVO EUROPEU E BRASILEIRO;
·         CONSTRUIR UM ÁLBUM DE PLANTAS MEDICINAIS;
·         CONHECER E DEGUSTAR PRATOS INDÍGENAS E EUROPEUS;
·         LER CONTOS OU LENDAS INDÍGENAS E EUROPEUS;
·         INTERPRETAR FÁBULAS;
·         CONSTRUIR OBJETOS INDÍGENAS;
·         CONFECCIONAR UM ÁLBUM SOBRE EU E MEU MUNDO; (COISAS SOBRE A CRIANÇA);
·         PROMOVER MINHA HORA DE CONTOS (A CRIANÇA QUE TRÁS A ESTÓRIA);
·         CRIAR ESTÓRIA COMPARTILHADA A PARTIR DE OBJETOS;
·         ORGANIZAR UM DICIONÁRIO ILUSTRADO (COMO ALFABETO OU AS VOGAIS);
·         CONHECER E COMPARAR A FAUNA E A FLORA DO CONTINENTE EUROPEU E BRASILEIRO;
·         REPRODUZIR ALGUMAS BANDEIRAS DO CONTINENTE EUROPEU;
·         (RE) CONHECER FORMAS E CORES;
·         (RE) CONHECER O DIA DO:
ü  MERENDEIRA(O)- 03/04
ü  HINO NACIONAL- 13/04
ü  LIVRO INFANTIL / SEXTA-FEIRA SANTA – 18/04
ü  ÍNDIO- 19/04
ü  PÁSCOA- 20/04
ü  TIRADENTES- 21/04
ü  DESCOBRIMENTO DO BRASIL- 22/04
ü  PLANETA TERRA- 22/04

METODOLOGIA:
O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE: CARTAZES, REVISTAS E JORNAIS, RECORTES, COLAGENS, PINTURAS, JOGOS, BRINCADEIRAS, FOTOS, DRAMATIZAÇÕES, FILMES E MÚSICAS, DANÇAS, ÁLBUNS ILUSTRATIVOS, CONFECÇÕES DE BANDEIRAS, DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS, ARTESANATOS.

AVALIAÇÃO:
OBSERVAR O DESEMPENHO DO ALUNO INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO, QUANTO AO INTERESSE PARTICIPAÇÃO DE TRABALHOS E ATIVIDADES PROPOSTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário