10 de agosto de 2012

CANÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO


PROJETO: FOLCLORE
TEMA: CANÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO
EDUCAÇÃO INFANTIL

Justificativa:
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são próprios. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Objetivo geral:
Resgatar,  vivenciar as canções folclóricas para que haja uma maior valorização da cultura popular brasileira, e da memória dos nossos antepassados.
Objetivos Específicos
  • Repassar valores culturais.
  • Resgatar a importância do Folclore.
  • Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
  • Estimular o ritmo.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Procedimentos
Sendo que, o tema escolhido referi-se as canções do folclore brasileiro, durante o seu desenvolvimento será sempre utilizadas músicas das mais diversas (que já estão disponíveis nos Cds, Cirandando 1 e 2 e músicas do folclore brasileiro) o que não impede de cada professora traga para sala outras canções ou melhor é até justo realizar uma sondagem com as crianças das canções já conhecidas por elas. 
semana de 01 a 03
Samba de roda
  •       Utilizar a faixa 2 do CD, Cirandando 1
  •       Cantar e brincar de roda, favorecendo o uso da oralidade e da matemática, atividades motora, conhecimento das características do samba de roda, os aspectos culturais da Bahia. 
2ª Semana de 07 a 10
Parlendas
  •       Conceituar e utilizar as Parlendas: hoje é domingo, macaco foi a feira, um dois, feijão com arroz, cobrinha caninana, angolinha...
  •       Favorecer a oralidade com rimas, conhecimento de alimentações típicas, trabalhar o equilíbrio, noções de linhas e curvas...
  •       Através da música: Terezinha de Jesus, refletir sobre a figura paterna e sua importância.
3ª Semana de 13 a 17
Quadrinha
  •       Comparar as diferenças existentes entre a parlenda e a quadrinha (se for possível)
  •       Através da diversão que existe nas quadrinhas: pula, pula, pipoquinha, uni duni tê, realizar trabalhos de motricidade, trabalhar conceitos matemáticos (formas), realizar trabalhos artísticos e de  linguagem tanto oral, como escrito.
4ª semana de 20 a 25
Lendas
  •       Conto e (re)conto de algumas lendas, no intuito de explorar os valores e ciência que existe nas mesma, despertando a imaginação, a diversão...
  •       Lendas sugeridas: saci-pererê, bumba meu boi, bicho papão, curupira, bicho esquisito, iara, boto.
  •       Pode-se utilizar filmes e músicas para o conto e (re)conto, reproduzi-las através de atividades artísticas, escritas, numéricas, raciocínio lógico e outras...
  •       Trabalhar os valores contidos nas lendas
5ª Semana de 27 a 31
ü  Semana dedicada a brincadeiras e construções de instrumentos, mascaras, livros, peças teatrais, entre outras coisas.
ü  Cada turma é livre para enfocar e realizar atividades diversas.
Anexos


Angolinha
Uma, duas angolinhas
finca o pé na pampolinha
 o rapaz que jogo faz?
Faz o jogo do papão
Vai dizer a Mané João
Que recolhe o seu pezinho
Que lá vai um beliscão.

 Cobrinha caninana
A cobrinha caninana
Olha o rabo da sinhana.
A cobrinha carijó
Olha o rabo da vovó.

Uni duni tê
Uni duni tê salame míngüê o sorvete colorê o escolhido foi você, 1,2,3.






  





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