PROJETO: FOLCLORE
TEMA: CANÇÕES DO FOLCLORE
BRASILEIRO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Justificativa:
Folclore
é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou
atributos que lhe são próprios. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo
e está ligado à nossa vida. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Objetivo
geral:
Resgatar, vivenciar as canções folclóricas para que haja uma maior valorização da cultura popular brasileira, e da memória dos nossos antepassados.
Resgatar, vivenciar as canções folclóricas para que haja uma maior valorização da cultura popular brasileira, e da memória dos nossos antepassados.
Objetivos Específicos
- Repassar valores culturais.
- Resgatar a importância do Folclore.
- Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
- Estimular o ritmo.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Procedimentos
Sendo
que, o tema escolhido referi-se as canções do folclore brasileiro, durante o
seu desenvolvimento será sempre utilizadas músicas das mais diversas (que já
estão disponíveis nos Cds, Cirandando 1 e 2 e músicas do folclore brasileiro) o
que não impede de cada professora traga para sala outras canções ou melhor é
até justo realizar uma sondagem com as crianças das canções já conhecidas por
elas.
1ª
semana de 01 a 03
Samba de roda
- Utilizar a faixa 2 do CD, Cirandando 1
- Cantar e brincar de roda, favorecendo o uso da oralidade e da matemática, atividades motora, conhecimento das características do samba de roda, os aspectos culturais da Bahia.
2ª Semana de 07 a 10
Parlendas
- Conceituar e utilizar as Parlendas: hoje é domingo, macaco foi a feira, um dois, feijão com arroz, cobrinha caninana, angolinha...
- Favorecer a oralidade com rimas, conhecimento de alimentações típicas, trabalhar o equilíbrio, noções de linhas e curvas...
- Através da música: Terezinha de Jesus, refletir sobre a figura paterna e sua importância.
3ª Semana de 13 a 17
Quadrinha
- Comparar as diferenças existentes entre a parlenda e a quadrinha (se for possível)
- Através da diversão que existe nas quadrinhas: pula, pula, pipoquinha, uni duni tê, realizar trabalhos de motricidade, trabalhar conceitos matemáticos (formas), realizar trabalhos artísticos e de linguagem tanto oral, como escrito.
4ª semana de 20 a 25
Lendas
- Conto e (re)conto de algumas lendas, no intuito de explorar os valores e ciência que existe nas mesma, despertando a imaginação, a diversão...
- Lendas sugeridas: saci-pererê, bumba meu boi, bicho papão, curupira, bicho esquisito, iara, boto.
- Pode-se utilizar filmes e músicas para o conto e (re)conto, reproduzi-las através de atividades artísticas, escritas, numéricas, raciocínio lógico e outras...
- Trabalhar os valores contidos nas lendas
5ª Semana de 27 a 31
ü Semana
dedicada a brincadeiras e construções de instrumentos, mascaras, livros, peças
teatrais, entre outras coisas.
ü Cada
turma é livre para enfocar e realizar atividades diversas.
Anexos
Angolinha
Uma, duas angolinhas
finca o pé na pampolinha
o
rapaz que jogo faz?
Faz o jogo do papão
Vai dizer a Mané João
Que recolhe o seu pezinho
Que lá vai um beliscão.
Cobrinha
caninana
A cobrinha caninana
Olha o rabo da sinhana.
A cobrinha carijó
Olha o rabo da vovó.
Uni
duni tê
Uni duni tê salame míngüê o sorvete
colorê o escolhido foi você, 1,2,3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário