1 de setembro de 2012

Tema – O Despertar da vida


Escolas Comunitárias Sol da Manhã e Centro Educacional Caridade
Planejamento do Mês de Setembro – Educação Infantil

JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação da primavera não só com a presença multicolorida das flores, mas  proporcionar  a criança a contemplar as  maravilhas da vida, da alegria, da beleza que  a rodeia.
OBJETIVOS:
*      Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
*      Despertar o interesse pela vida e a beleza que a cerca.
*      Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
*      Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
*      Produzir atividades artísticas utilizando-se de recursos naturais.

*      DESENVOLVIMENTO
1º Semana de 03 a 06 de setembro – A vida que temos e a vida que queremos
*      Desenvolver atividade oral ou escrita que provoque a percepção de mundo da Criança sobre a vida como um dom de Deus, como ela é vivida e o que cada um deseja para o futuro.
Sugestão: música herdeiros  do futuro
2º Semana de 10 a 14 de setembro – A beleza da vida
*      Visitar um jardim ou utilizar várias imagens da natureza se possível imagens de recém – nascidos, que possibilite a reflexão sobre o belo e a consciência do cuidado de si do outro e da natureza, do bairro, do planeta

Sugestão: construir cartazes sobre a vida.

3º Semana 17 a 21 de Setembro – As flores

*      Realizar atividades sobre a natureza, os animais e os tipos de flores. Explorar as cores, o perfume, ou seja, explorar os sentidos.
Sugestão: pode-se realizar a semana artística, trabalhar com tintas naturais para realizar pintura.
4º Semana 24 a 28 de Setembro – A minha Vida é uma Primavera
*      Realizar atividades  que reflita como preservar a vida em meio esta cultura de morte que vivemos em nossa sociedade.
Sugestão: Realizar uma exposição de plantas e pinturas das crianças.Trabalhar o livro dos Gn a Criação
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
Apresentação  de peças ou criar um mural vivo com a música herdeiros do futuro onde cada um pode representar as sugestões da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário